31-05-2013 – Sexta-feira sangrenta na Turquia
Ontem foi o cenário para o estado sem precedentes e violência policial contra a população da Turquia. Tudo começou em Gezi Parki, em frente a um shopping, como uma simples passeata, conhecido como o único espaço verde deixada no centro de Istambul, finalmente se transformou em algo muito maior.
“Tudo começou com centenas de manifestantes pacíficos que resistiam à demolição do Parque Gezi, um dos poucos espaços verdes deixados no centro de Istambul. Há planos para substituí-lo por outro shopping-center. A resposta desproporcional da polícia aos protestos pacíficos em Gezi provocou uma revolta em todo o país em questão de dias. O que temos assistido desde as primeiras horas de 30 de Maio não é apenas uma exibição da vontade coletiva dos moradores de Istambul reivindicando seu direito à cidade, mas também uma rebelião generalizada contra o autoritarismo do governo conservador islâmico neo-liberal da Turquia.
Centenas de milhares de pessoas de todas as idades e matizes políticos se uniram em torno de slogans como “ombro a ombro contra o fascismo”, e pedindo a renúncia do primeiro-ministro Tayyip Erdoğan. Os protestos se espalharam a partir de Istambul para Ancara, Izmir, Adana, Eskişehir, Samsun, Konya e Mersin entre outras cidades, apesardos ataques brutais e implacáveis pela polícia. Desde o início dos protestos, a polícia turca usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes. As ruas de Istambul e outras cidades tornaram-se campos de batalha, centenas de pessoas foram hospitalizadas e várias mortes não confirmadas foram relatadas.
Com essa onda sem precedentes de protestos espalhados pela Turquia, houve um apagão no noticiário oficial através dos meios de comunicação. A censura dos meios de comunicação turcos aumentou acentuadamente nos últimos anos. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, em seu relatório de 2012, a Turquia tornou-se “a maior prisão do mundo para os jornalistas.” Os manifestantes têm-se mobilizado, no entanto, principalmente através da mídia social.”
Ontem(31-05-2013) foi sexta-feira sangrenta na Turquia. Veja um resumo do dia, em fotos.
É iniciado como um protesto pacífico. As pessoas montaram tendas, cantaram e realizaram leituras de livros REALIZADA NO PARQUE para manter tratores.
COMPARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO COM AS PESSOAS QUE VOCÊ CONHECE!!