Discurso revolucionário produzido pelos militantes d’A Plebe durante a Greve Geral de 1917 em São Paulo na Greve Geral de 1917
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o discurso produzido pelos militantes do jornal periódico A Plebe durante a Greve Geral de 1917 em São Paulo. A partir do tema revolução, construímos a distinção entre saber revolucionário e discurso revolucionário, produzindo relações entre estrutura e acontecimento, entre discurso e ruptura.
Nessa relação de aproximação e distinção de noções, buscamos aprofundar o olhar analítico acerca das experiências revolucionárias e seus desdobramentos, articulando teorias políticas e discursos narrativos sobre a experiência que é campo empírico da pesquisa, contando a partir de diferentes olhares de interpretadores e agentes da Greve Geral as narrativas desse acontecimento. Finalmente, articulamos tais narrativas sob o construto de discurso revolucionário e o discurso produzido pelo jornal A Plebe, o produto final desta pesquisa.
ANDRÉ URBAN KIST
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUCAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS – NÍVEL MESTRADO