Grigori Maksimov
Grigory Petrovich Maksimov (em russo: Григорий Петрович Максимов, 10 de novembro 1893 – 16 de março de 1950), pseudônimo Lapote é um engenheiro agrônomo, anarco-sindicalista russo, nascido no Oblast de Smolensk. Maksimov fazia parte de Nabat , um movimento (um “cartel” de Daniel Guerin ), anarquista russo que criticou, em setembro de 1920, o monopólio bolchevique poder e os erros.
detalhou o anarcosindicalismo num programa em uma edição de 1927, em Nova York. Eles descreveram um programa para uma sociedade anarquista de organização anarcosindicalista econômico e político. Esse programa prevê uma transição coletivista e respeita o direito de unidades econômicas individuais e comunista de se organizar e de não concordar livremente com os municípios e as empresas comunizadas. Entre outras propostas, a indústria de ruralização Maximov recomendou a industrialização da agricultura, a combinação de trabalho científico e manual, e a criação de uma sociedade integrada nos domínios econômico, cultural, artístico, científico e educacional.
Ele foi preso na prisão de Taganka após uma incursão da Cheka em círculos anarquistas russos e ucranianos a 8 de Março de 1921. Ele foi condenado à morte por propaganda anarquista com vários outros anarquistas. A greve de fome chamou a atenção de sindicalistas internacionais que visitam. Maksimov foi um dos dez exilados anarquistas URSS , em seguida, expulso.
Ele fundou o Comitê para a Defesa do revolucionário preso na Rússia.
Maksimov escreveu o livro Como e por que os bolcheviques expulsou os anarquistas russos. Ela publica o Reino Unido e Estados Unidos .