Sementes da luta pela terra na Fronteira Brasil-Uruguai: Os limites e possibilidades da atividade camponesa em Santana do Livramento-BR e Bella Unión-UY.
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as mudanças recentes no espaço agrário da fronteira Brasil-Uruguai, mais precisamente no que diz respeito à questão agrária e camponesa.
Com um viés libertário, procura-se realizar uma análise a respeito da introdução dos projetos de Assentamentos Rurais de Reforma Agrária no município de Santana do Livramento-RS e das recentes ocupações de terra em Bella Unión-UY.
Para tal, elabora-se um resgate histórico a respeito do conceito de campesinato com ênfase na discussão a respeito do anarquismo agrário. Procura-se identificar e analisar as diferentes formas de acesso à terra no Brasil e no Uruguai e seus reflexos na área de estudo.
Por fim, é realizado um relato de algumas dessas experiências e procura-se identificar os impactos das mesmas no território fronteiriço e revelar os limites e possibilidades da atividade camponesa na fronteira do Brasil com o Uruguai. Palavras-Chave: Anarquismo Agrário – Campesinato Fronteiriço – Bella Unión-UY – Santana do Livramento-RS – Luta pela Terra.
Via: Academia