[Suécia] 4 prisões são fechadas por falta de prisioneiros
Nos últimos dois anos, o número de presos em Suécia ainda é baixo, por isso, o governo decidiu fechar quatro prisões e reabilitação, segundo a imprensa local. “Temos visto um declínio notável no número de criminosos”, explicou o chefe do Serviço de Prisões, Nils Öberg. “Agora temos a oportunidade de fechar parte da estrutura que, neste momento, não precisamos”, acrescentou.
O número de prisioneiros na Suécia, que tem vindo a diminuir em cerca de 1% ao ano desde 2004, caiu de 6% entre 2011 e 2012 e é esperado para fazer o mesmo novamente este ano e no próximo, de acordo com Öberg. Em 2012, no total foram 4.852 prisioneiros no país em uma população de 9,5 milhões. Consequentemente, este ano foram fechadas prisões nas cidades Aby, Haja, Båtshagen e Kristianstad.
Enquanto as autoridades dizem que sabem o que o pequeno número de prisioneiros no país devem, Öberg observa que o foco na reabilitação de criminosos faz parte da política prisional sucesso na Suécia. “Acreditamos que os esforços que têm investido na reabilitação e prevenção do crime ter tido um impacto, mas isso não explica totalmente a baixo”, disse ele.
Por sua parte, o professor de Criminologia da Universidade de Estocolmo, Hanns von Hofer, disse que a queda no número de presos pode ser atribuído a uma recente mudança na política de sanções, com provações em vez de penas para os delitos de roubo de menores , de acordo com o jornal britânico The Guardian. Entre 2004 e 2012, 36% dos presos foram por roubo, 25% por tráfico de drogas, e 12% para os crimes violentos.
O caso da Suécia está em contraste com outros países, como a China, Índia e Rússia, onde há 1,6 milhões, 681 mil e 385.135 pessoas atrás das grades, respectivamente. Ele também se opõe à situação na América Latina, onde a superlotação tem sido sinônimo de revoltas sangrentas. Dados do Centro Internacional de Estudos Penitenciários mostram que em Brasil existem 548.003 prisioneiros.
Fonte: http://www.infobae.com/2013/11/11/1522986-por-falta-presos-suecia-cierra-sus-carceles